O custo invisível da exposição química
Por: Lakeland - 05 de Dezembro de 2025
2 milhões de vidas foram perdidas por exposição química* em 2019 no mundo todo. Só em uma parte da Europa, foram quase 270 mil mortes.
A exposição a substâncias tóxicas continua entre as maiores ameaças à saúde global.
A falta de dados e evidências científicas mostra que o impacto pode ser maior.
Muitos produtos químicos presentes no ambiente e nos locais de trabalho são conhecidos ou suspeitos de serem cancerígenos.
Nem sempre os EPIs disponíveis no mercado e no ambiente são submetidos a testes exaustivos de carcinogenicidade, e ainda existem lacunas significativas no conhecimento sobre os potenciais efeitos cancerígenos da exposição a baixos níveis de combinações de produtos químicos ao longo da vida.
Em 2019, na Região Europeia da OMS, 269.500 mortes foram atribuídas à exposição a diversos produtos químicos ou grupos de produtos químicos, como chumbo, pesticidas, agentes cancerígenos ocupacionais e partículas ocupacionais.
Uma parcela significativa da exposição a carcinógenos, incluindo substâncias químicas, na Europa, ocorre em ambientes ocupacionais. Os carcinógenos mais comuns no local de trabalho são gerados durante a execução de tarefas específicas ou a aplicação de tecnologias específicas (corte de pedra, moagem ou corte de madeira, soldagem, processamento de produtos metálicos, combustão etc.)
Cada atividade exige um EPI específico, testado e certificado para os riscos daquele ambiente.

Nossa linha MicroMax™ NS, com certificação CA 46312, garante proteção superior Tipo 5 e 6, com repelência máxima a líquidos e o tecido garante barreira viral de classe 3.
Se em sua indústria há tintas, químicos, poeiras, respingos, graxas, fale conosco e descubra a nossa eficiência!
Fontes:
- World Health Organization 2019 (última pesquisa coletada)
- European Environment Agency – Chemicals (2022)