O QUÃO PREJUDICIAL É A EXPOSIÇÃO POR SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS?
Por: Lakeland - 05 de Dezembro de 2025
Por que os produtos químicos tóxicos são mais problemáticos do que a maioria dos riscos no local de trabalho?
O problema com os produtos químicos tóxicos (em oposição aos corrosivos) é que o contato dérmico pode não ter efeitos imediatos, de modo que a contaminação pode passar despercebida. As consequências para a saúde podem levar anos para surgir, mas podem ser catastróficas para o trabalhador envolvido e suas famílias. Cânceres, danos a órgãos e efeitos adversos na fertilidade são resultados comuns.
E embora o entendimento sobre as consequências para a saúde de muitos produtos químicos seja, na melhor das hipóteses, limitado e, na pior, desconhecido, quando é compreendido, fica claro que eles podem ser tóxicos em quantidades muito pequenas, especialmente com a repetição regular de contaminação de baixo nível. Identificar relações de causalidade diretas é difícil, mas muitos produtos químicos podem aumentar drasticamente a probabilidade de desenvolver doenças graves.
Portanto, a proteção contra produtos químicos tóxicos é mais problemática do que a maioria dos perigos, e o comumente referenciado "tempo de ruptura normalizado"* é inadequado para indicar que uma roupa de proteção é segura para uso, visto que o ambiente de trabalho real é muito mais complexo e agressivo.
Quais são os custos?
Deixando de lado o custo humano para as vítimas e suas famílias, há um enorme custo financeiro tanto para as empresas envolvidas, sob a forma de investigações, indenizações e grandes custos judiciais, quanto para a sociedade, como resultado dos custos com tratamento médico e cuidados, sem mencionar os custos de oportunidade indiretos relacionados a como esses recursos poderiam ter sido usados para resolver outras questões.
As consequências de longo prazo da contaminação de trabalhadores por produtos químicos tóxicos estão longe de ser insignificantes. E, no entanto, os custos, tanto humanos quanto financeiros, são totalmente evitáveis com um programa mais eficaz para selecionar e gerenciar o EPI de proteção química.
Se em sua indústria há tintas, químicos, poeiras, respingos, graxas, fale conosco e descubra a nossa eficiência!
*tempo que leva para uma substância química perigosa penetrar e ser detectada no lado interno de um material de proteção sob condições de teste padronizadas e controladas.
Fonte: lakeland.com/wp-content/uploads/lakeland_global_chemical_deaths.pdf